O Centro de Defesa dos Direitos Humanos – Pedro Lobo (CDDH-PL) é integrado por indígenas, quilombolas, LGBTs, caiçaras, sem-terra, movimento negro, de mulheres e de moradia, além de membros da academia.
A proposta do CDDH-PL é construir uma organização de direitos humanos que possa fortalecer, articular e organizar diversas iniciativas já existentes e agregar novas demandas.
Sabemos que a luta contra violações de direitos humanos representa uma demanda histórica dos movimentos populares, situação que na atual conjuntura tem sido agravada.
Assim, a união dos protagonistas dessa luta em um espaço único de articulação, que conta com o apoio de instituições públicas e representantes no legislativo, vem no sentido de ampliar a aprofundar as possibilidades de ação.
Contamos com o apoio e participação de todas e todos os defensores dos direitos humanos!
– Associação LGBT+ de São José dos Campos (ALGBT+SJC)
– Central de Movimentos Populares (CMP)
– Centro Dandara de Promotoras Legais Populares
– Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ)
– Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) – Caiçaras
– Indígenas
– Movimento em Defesa dos Pequenos Agricultores (MDPA)
– Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
– Nação Hip Hop Brasil – Universal Zulu Nation
– Movimento do Povo da Rua
André Luiz da Silva
Doutor em Ciências Sociais é docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté (UNITAU) e da Faculdade Santo Antonio (FSA). É vice coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas de Práxis Contemporâneas e pesquisador colaborador do Grupo de Estudos de Práticas Culturais Contemporâneas da PUC-SP. Realiza investigações na área de Antropologia Urbana e Sociologia da Cultura, com os seguintes temas: conflito simbólico e desenvolvimento, religiosidade, identidade e diversidade cultural, cultura popular, mediação cultural, direitos humanos e políticas públicas sociais e culturais.
Aneska Souza
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté, coordenadora nacional do coletivo Juntas, presidenta do PSOL Taubaté e membro da setorial estadual de mulheres do PSOL São Paulo e assessora parlamentar.
Elisa Maria Andrade Brisola
Graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente sou professora assistente da Universidade de Taubaté. Tenho experiência na área da política de assistência social e saúde. Na UNITAU componho o corpo permanente do Mestrado Interdisciplinar “Desenvolvimento Humano: políticas sociais e Formação”, ministrando aulas e orientando alunos. No Centro Universitário Unis -MG participo como professora do corpo permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento regional.
Flávia Daniela Pereira Ramos
Graduação em Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; MBA em Gestão de Projeto pela ESALQ – USP. Sócia fundadora da AMATER (Cooperativa de Trabalho, Assessoria Técnica, Extensão Rural e Meio Ambiente) e do Instituto Lélia Gonzalez. Membro no COMEA – Comissão Municipal de Educação Ambiental no município de Taubaté. Experiência em relações socioambientais em comunidades rurais e urbanas na execução de projetos, realizando atividades e capacitações. Atualmente contribui com projeto de Desenvolvimento Habitacional, em conjuntos habitacionais de interesse social, no estado de São Paulo.
Juliana Marcondes Bussolotti
Possui graduação em Escola de Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, pós-graduação lato sensu em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá, mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (pós-doc Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe – TerritoriAL), faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora assistente III da Universidade de Taubaté, professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, professora e conselheira – CONDEP do Departamento de Gestão e Negócios – Gen, integrante da Comissão Própria de Avaliação – CPA – UNITAU, Conselheira do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP – UNITAU, professora coordenadora do curso de geografia EAD da Universidade de Taubaté e coordenadora do Programa Pró-Reitoria de Extensão – PROGRAMA TRILHA DE APRENDIZAGEM: Protagonismo, Empreendedorismo e Inovação. Tem na área de educação, geografia, turismo e meio ambiente, com destaque em: Educação Ambiental, Educação Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: hospitalidade – ecoturismo, arte educação, formação docente, diversidade cultural e inclusão, empreendedorismo e inovação, tecnologia da informação e comunicação e processos de ensino e aprendizagem. Linhas de Pesquisa: Empreendedorismo, Inovação e Educação; Formação Docente e Desenvolvimento Profissional; Inclusão e Diversidade Sociocultural; Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação; Educação ambiental para a conservação da biodiversidade; Arte-Educação; Planejamento da paisagem; Uso público em Unidades de Conservação.
Pedro Camilo de Fernandes
Advogado criminalista graduado em Direito pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e especialista em Direito Penal e Processo Penal Aplicados pela Escola Brasileira de Direito (EBRADI). Professor e pesquisador nas áreas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direitos Humanos e Criminologia. Atua na advocacia popular junto a comunidades tradicionais e movimentos populares do Vale do Paraíba e Litoral Norte paulistas.
Rachel Duarte Abdala
Mestre (2003) e Doutora (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de História da Universidade de Taubaté. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE) da Universidade de São Paulo. Coordenadora do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) na Universidade de Taubaté. Coordenadora adjunta e docente permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU. Coordena os Projetos de Extensão Universitária: Educação Patrimonial e A cultura que vale: conhecendo e preservando a história, a memória e o patrimônio do vale do Paraíba. Desenvolve projetos em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Pesquisadora Assistente no Projeto Temático FAPESP: “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-…)”. O Projeto envolve pesquisadores de diversas instituições de Ensino Superior do Estado de São Paulo e pesquisadores de outros países. Processo n. 2018/26699-4.
Sabrina D. B. Nepomuceno
Advogada popular da RENAP, especialista em Direitos Humanos pela USP, mestre em Desenvolvimento Humano pela UNITAU e doutorando em Direito Penal e Processo Penal pela Universidad de Buenos Aires – UBA. Atua na assessoria jurídica a movimentos populares no estado de São Paulo e em defesa de presos políticos latino-americanos junto ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos.
“Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem”
Rosa Luxemburgo